domingo, 16 de fevereiro de 2014

Líbia livre e liberta de todo engano

 Uma reflexão sobre os acontecimentos no país e a realidade do Cristianismo em terras muçulmanas

Quem acompanha de longe os conflitos no mundo árabe pelo fim dos governos ditatoriais, não consegue ter a total dimensão das fatalidades que estão acontecendo, por exemplo, na Líbia.  Milhares de pessoas morreram, e mais milhares estão feridas.
O povo, enfim, começa a cantar a liberdade que não tinha há 42 anos. Mas, como desfrutar dessa liberdade depois de tanto tempo vivendo o sistema de um líder que era o Estado? Desafios atrás de desafios serão enfrentados por este povo.
Vejo, porém, que a nação saiu do comodismo para lutar pelo ideal de democracia e direitos. E esperam agora pelo apoio da comunidade internacional para reestruturar a economia, a educação e principalmente a Constituição.
Ao tomarem o passo de liberdade, os líbios demonstram agir de maneira a quererem direito para fazer suas escolhas. Este é um tempo oportuno para que o evangelho da salvação seja falado e a nação, que não conhece a Deus e não ouviu falar da vida eterna, seja transformada pelo amor do Senhor.
Porém, nossos irmãos líbios são cristãos perseguidos pelo fundamentalismo islâmico e não conhecem a liberdade de culto e louvor a Deus. Dessa forma, precisamos interceder pela vida de nossos poucos irmãos, para que sejam fortalecidos, sarados e animados em Deus para compartilharem, com sabedoria, o evangelho da paz.
“Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5.16b) a Igreja também deve orar, durante este mês, pela nova constituição líbia, principalmente pelas pessoas que vão escrevê-la, pensá-la e votar nela. Pois, serão palavras que poderão trazer vida, paz e provisão para sociedade, bem como poderão ser palavras de morte, perseguição e separatismo.
A Líbia precisa abrir as fronteiras para Deus
Todas as mudanças que o país tem passado e passará, durante os próximos meses, ficarão marcadas na história da nação. Mas, enquanto o país não cessar com a perseguição cristã, toda união em prol da liberdade ainda será pouco para tornar a nação justa perante os olhos de Deus. No livro de Mateus Jesus alerta a respeito do julgamento do Senhor para as nações: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25.31-46.) 
Oremos para que a Líbia, bem como os países do mundo árabe, que perseguem os cristãos de diversas maneiras, sejam libertos do espírito de engano e abram suas portas para o Cristianismo, para que sejam ovelhas e não mais cabritos.

SOS ENCHENTES


Ore pelo fim das chuvas nos países da Ásia e clame a Deus que socorra em especial: Tailândia, Camboja e Índia

NA TAILÂNDIA MORRERAM MAIS DE 160 PESSOAS
Segundo a agência internacional Reuters, desde o mês de julho, as enchentes provocaram a morte de mais de 166 pessoas, e mais de dois milhões de acres de terras agrícolas estão submersas. Na quarta-feira (28/9), cinco pessoas da mesma família desapareceram após serem arrastadas por uma enchente provocada pelo forte temporal no norte do país. As autoridades informaram que 38 províncias do norte decretaram estado de alerta e para os próximos dias, o temporal vai afetar as zonas marítimas do sul, no Mar de Andaman, e o Golfo da Tailândia.
O CAMBOJA
Desde agosto, as chuvas têm provocado transbordamentos de rios e inundado grandes áreas, entre elas milhares de plantações de arroz. Segundo Keo Vy, vice-diretor de informação do Comitê Nacional de Gerenciamento de Desastres, mais de 163 mil hectares de arroz e 63 mil casas estão submersas.
NA ÍNDIA MILHARES DE VILAREJOS INUNDADOS
Informações oficiais afirmam que as enchentes já inundaram mais de 3.000 vilarejos onde mais de dois milhões de pessoas vivem. Pelo menos 120 pessoas morreram e cinco estão desaparecidas. Segundo a agência internacional Associated Press, o governo ordenou a retirada de mais de 120 mil pessoas de suas casas, mas milhares de pessoas estão isoladas por causa das inundações. Helicópteros da força aérea estão levando alimentos às famílias isoladas, e centenas de embarcações estão resgatando os grupos ilhados.

Desespero na Grécia

 

Desespero na Grécia
Crise econômica amedronta o país e a sociedade não sabe onde buscar socorro

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós.” (João 8.36-37.) A Grécia foi o primeiro país europeu a ser evangelizado, mas o Cristianismo se tornou mais uma prática cultural do que espiritual. Acredita-se que pouco mais de 2% da população é frequentadora dos cultos aos domingos.  A igreja evangélica tem cerca de 15.000 membros apenas. E apesar da oposição ortodoxa, o país vive um aumento da liberdade religiosa. A igreja ortodoxa é reconhecida e legalmente protegida pelo Estado como religião da maioria (91% da pop.). Apesar de condenar o proselitismo (investir na conversão) a Constituição retirou muitas leis que discriminavam as demais religiões. Mas a sociedade grega ainda usa as “velhas leis” para impedir as atividades de qualquer religião não-ortodoxa.
Crise econômica
Mesmo com o 29º maior PIB do mundo (2010), e uma força de trabalho de mais de cinco milhões de pessoas, a Grécia se encontra em uma situação de grave crise financeira. Desde que adotou o euro como sua moeda, em 2002, e passou a pegar empréstimos significativos, o país tem enfrentado altos níveis de desemprego (16%). Depois do estouro da crise financeira global em 2008, o governo grego elevou ainda mais as despesas para estimular a atividade econômica, porém, não obteve sucesso.
Com os escândalos de corrupção e o governo enfraquecido pela crise econômica mundial, em 2010, a Grécia se torna o centro da crise financeira europeia. A intensa pressão da União Europeia (UE) para o controle de gastos e do desajuste fiscal levou o governo a adotar uma série de medidas de austeridade fiscal como aumento de impostos, corte da mão de obra pública e arrocho salarial. No mês de setembro, deste ano, o governo anunciou novos cortes dos gastos públicos, entre eles restrições a casos de isenções de impostos e redução do salário do servidor público em 60%. Consequentemente, os sindicatos gregos anunciaram várias greves, com a participação de controladores de voos dos aeroportos, taxistas e empregados do sistema de transporte público que cruzaram os braços diante da situação. Até o dia 19 de outubro, outras greves devem acontecer, mas o governo está decidido em reduzir os gastos para garantir a ajuda do FMI e da UE com uma parcela de cerca de oito bilhões de euros.
A população teme sobre o futuro, principalmente porque os cortes promovidos têm aumentado significativamente o desemprego e, desde o ano passado o salário mínimo está estagnado, diminuindo as reservas das famílias. E para agravar, dos 700 mil desempregados 55% já não estão recebendo seguro desemprego, e ainda devem esperar um bom tempo para voltar a trabalhar.
Em tempos de desespero e dor as pessoas estão mais suscetíveis às palavras de fé e espiritualidade, mesmo que vivam em uma sociedade preconceituosa e fundamentalista. Mas para que os gregos encontrem o socorro de Deus, é necessário que a Igreja se levante e tenha coragem para testemunhar em meio ao desprezo, e esteja unida no Espírito. “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4.16.)

Novos tempos para Grécia
- Ore para que os corações dos gregos se voltem para Deus;
- Clame ao Senhor para que envie a provisão sobre este povo;
- Interceda pelos governantes para que se humilhem perante a onipotente mão do Senhor e sejam direcionados por Ele;
- Abençoe a Grécia e profetize a paz.

Ore pelo fim das chuvas na Tailândia

 Ore pelo fim das chuvas na Tailândia


Milhares de pessoas estão desalojadas

A Tailândia, assim como a Índia e o Paquistão, está sofrendo com as fortes chuvas de monções que são típicas nessa época nos países da Ásia. Segundo a agência de comunicação Reuters, as autoridades tailandesas informaram que 29 das 76 províncias foram prejudicadas e cerca de 300 mil casas foram inundadas.
Autoridades divulgaram hoje (16/9) que as chuvas, enchentes e deslizamentos de terra causaram a morte de pelo menos 98 pessoas no país, desde julho, incluindo um turista francês. Cerca de 1,3 milhão de acres de terras agrícolas está sob água, o equivalente a oito vezes o tamanho de Cingapura.  Ore para que as chuvas cessem e as inundações sequem em nome de Jesus.
Tailândia = Terra dos Livres
O país, cujo significado do nome é Terra dos Livres, foi o único que conseguiu com sucesso manter-se livre da colonização das potências do Ocidente. Porém, os tailandeses creem que a nação foi protegida por um anjo da guarda especial chamado Phra Sayam Devadhiraj, e não demorou muito ele já estava sendo adorado. Foi construída uma imagem de ouro deste “ser” que é adorado, paralelamente, a outros espíritos. O país é escravo das práticas de ocultismo e budismo enraizados na cultura. Ore pela libertação deste povo de todo engano que é passado culturalmente de pai para filho, e pela salvação dos tailandeses.
A Tailândia tem a prostituição como gerador de renda acobertada por autoridades do governo e da polícia. Anualmente, a “indústria” de prostituição, incluindo a pedofilia, gera até US$ 27 bilhões, aproximadamente R$ 48 bilhões, por ano, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a Ecpat, organização de Bancoc contra o turismo sexual na Ásia, cerca de 30 mil a 40 mil menores são explorados na Tailândia, e muitos são vítimas de tráfico de países vizinhos como o Mianmar. Muitos poderosos estão no controle dessa prática ilegal, e por isso, infelizmente é normal encontrar crianças sendo “vendidas” nas ruas do país. Ore para que a nação seja lavada e purificada de podridão, e que as crianças e adolescentes cresçam sem traumas e resgatem a inocência em Jesus.  

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Oremos pela Líbia

A Igreja e a Perseguição Religiosa


CristaosO cristianismo possui raízes antigas na Líbia. Os primeiros cristãos de Cirenaica (Líbia) datam do primeiro século da era cristã, como descrito no versículo do livro bíblico de Atos 2.10. Havia em Cirene muitos judeus, que formaram o núcleo da igreja cristã líbia em seus primeiros anos de vida. Mas a fraca evangelização inicial, em conjunto com o enfraquecimento causado pelo cisma donatista* , deixou o país à mercê do avanço islâmico no século VII. O cristianismo foi praticamente eliminado e, atualmente, há apenas alguns milhares de cristãos líbios, a maioria constituída de trabalhadores estrangeiros.
Os líbios são um dos grupos menos alcançados pelo evangelho. A maior parte dos líbios da etnia árabe não sabe em que os cristãos realmente creem. Por causa de suas fortes raízes muçulmanas, não considerariam a mensagem do evangelho como algo dirigido a eles.
*A seita donatista: assim como o Novacionismo, fundado pelo Antipapa Novaciano no século III,[2] os donatistas eram rigorosos e sustentavam que a Igreja não devia perdoar e admitir pecadores, e que os sacramentos, como o batismo, administrados pelos traditores (cristãos que negaram sua fé durante a perseguição de Diocleciano em 303-305 e posteriormente foram perdoados e readmitidos na Igreja), eram inválidos[1]. O Cisma Donatista foi uma divisão que ocorreu na igreja de Cartago devido a questões de sucessão em seu bispado. Aqueles que eram contrários à eleição de Ceciliano ao bispado de Cartago escolheram Donato de Casa Nigra como seu novo bispo, o que gerou um cisma na Igreja.
A Perseguição
A perseguição enfrentada pela igreja líbia não é fruto da modernidade ou pós-modernidade, sempre fez parte de sua história. De acordo com Atos 11.19-20, devido à forte perseguição que enfrentavam, os cristãos cireneus foram dispersos, levando o evangelho a Antioquia e aos gregos.
Atualmente nenhuma forma de evangelismo ou trabalho missionário é permitida. Apenas os estrangeiros podem se reunir, contudo são monitorados. Assim, os líbios não participam desses cultos por medo de ser vigiados, delatados, presos e até mesmo assassinados.
Ainda que a Líbia seja um Estado laico, seus líderes prestam grande respeito ao islamismo, conferindo-lhe papel ideológico na sociedade. O governo exige respeito às normas e tradições muçulmanas e a submissão de todas as leis à sharia (lei islâmica).
O governo proíbe a conversão de muçulmanos e, por isso, a atividade missionária. Ele também exige que todos os cidadãos sejam muçulmanos sunitas “por definição”. Há organizações secretas e redes de espiões que monitoram possíveis rebeldes e também os estrangeiros. Essa situação faz com que seja praticamente impossível evangelizar na Líbia. As pessoas raramente são perturbadas por causa de suas práticas religiosas, a menos que tais práticas sejam percebidas como tendo dimensão ou motivação política. O governo controla e restringe toda atividade política, monitorando também a literatura religiosa, inclusive a islâmica, publicada ou importada ao país.
A importação das Sagradas Escrituras em árabe ainda é estritamente controlada. É proibido evangelizar muçulmanos. Os muçulmanos que se convertem são sujeitos à pressão e ostracismo social. Muitos deles consideram a possibilidade de abandonar sua pátria. Em fevereiro de 2006, uma igreja e um convento católicos da cidade de Benghazi foram roubados e incendiados. O bispo e as freiras ficaram em Trípoli durante algumas semanas, até que os prédios fossem restaurados.
Resta saber se, após a queda do regime de Muamar Kadafi, os cristãos líbios terão ou não mais liberdade de cultuar a Deus e compartilhar de sua fé com outros líbios. O líder dos rebeldes líbios, Mustafa Jalil, disse em seu primeiro discurso para o povo líbio, após a queda do ditador Kadafi, que “a sharia (lei islâmica) deve ser a orientadora e principal base da legislação da Líbia de agora em diante”. Tal posicionamento demonstra que a situação dos cristãos pode não mudar em nada ou piorar.

Evangelização, uma tarefa inacabada


milagre
Igrejas do mundo inteiro se reuniram, há alguns anos, em Lausane, na Suíça para discutir a questão da missão da igreja. Após longos debates e apurados estudos, sintetizaram o propósito de Deus quanto à evangelização: “O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, em todo o mundo, a toda criatura”.
A evangelização é uma tarefa inacabada. Em 1963, quando o presidente americano John Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas, dentro de doze horas, a metade do mundo tomou conhecimento da sua morte. Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz há dois mil anos para nos salvar e quase a metade do mundo ainda não sabe dessa auspiciosa notícia.
Destacamos três aspectos fundamentais acerca da evangelização:
1. A evangelização é uma tarefa imperativa
A evangelização é uma ordem soberana e absoluta do Senhor da igreja à Sua igreja. Não evangelizar é um grave pecado de desobediência a um mandamento explícito de Jesus. Os quatro evangelistas registram a grande comissão de Jesus, bem como o livro de Atos. A evangelização não é uma opção, é um mandamento. Ela não está apenas ao alcance de alguns, mas, sim ao alcance de todos os membros da igreja. Todos os alcançados pelo evangelho são enviados a pregar o evangelho. Uma igreja que não evangeliza precisa ser evangelizada; uma igreja que não é uma agência missionária torna-se um campo missionário.
O universo inteiro obedece prontamente às ordens de Jesus. O mar escuta Sua voz; o vento atende Seu comando; a enfermidade bate em retirada quando Ele ordena; os anjos prontamente O obedecem; até os demônios se sujeitam à Sua autoridade. Seria a igreja a única a resistir às Suas ordens em todo o universo?
2. A evangelização é uma tarefa intransferível
Nenhuma instituição humana e terrena pode evangelizar. Essa missão é exclusiva da igreja. Os anjos gostariam de realizar essa gloriosa tarefa, mas Deus no-la confiou e não a eles. Somos embaixadores de Deus. Somos ministros da reconciliação. Somos agentes do Reino. Somos portadores de boas novas. A igreja é o método de Deus. Se falharmos, seremos tidos como culpados. Se o ímpio morrer na sua impiedade sem que o avisemos acerca da sua necessidade de se reconciliar com Deus, o Senhor cobrará de nós o seu sangue.
Evangelizar, portanto, é a mais nobre de todas as missões da terra. Anunciamos ao mundo a mais importante mensagem, a mais urgente, a mais necessária, da parte da Pessoa mais importante do universo. A evangelização é uma tarefa de consequências eternas.
3. A evangelização é uma tarefa impostergável
Não podemos adiar essa tarefa sem consequências trágicas. A evangelização não é uma tarefa para amanhã. Cada geração precisa levar o evangelho à sua própria geração. Deus tem seus escolhidos em todo o mundo. Cristo morreu para comprar com o Seu sangue aqueles que procedem e cada tribo, língua, povo e nação. Deus chama Seus eleitos pela pregação. Devemos, portanto, pregar a tempo e a fora de tempo. Devemos usar todos os meios e formas para levar o evangelho a todas as pessoas em todos os rincões do mundo.
Pessoas estão morrendo todos os dias à nossa volta e ao redor do mundo sem ouvir as boas novas da salvação. Portas outrora abertas estão fechando sem que a igreja as aproveite. Seitas e heresias perniciosas estão se espalhando como rastilho de pólvora enquanto os filhos do Reino estão dormindo. Urge-nos despertarmos para fazermos a obra de Deus enquanto é dia. A evangelização como uma tarefa inacabada não pode mais 

Cidades nordestinas necessitam de missionários e empresários


Três cidades relativamente grandes, mas que possuem os mesmos índices de analfabetismo e a premente necessidade de conhecerem a Deus
portodafolha
Cidade Porto da Folha
PORTO DA FOLHA (SE)
A cidade possui 27.000 habitantes, foi emancipada em 1835 e está localizada a 165 km da capital, Aracaju. Em Porto da Folha o analfabetismo chega a 35% da população. Atualmente, a economia está em crescimento nos setores de comércio, turismo e agropastoril. No local existem quatro igrejas evangélicas e a porcentagem de evangélicos é de 1% da população enquanto a de católicos chega a 92%.
1.Cidade relativamente grande, com pouquíssimas igrejas evangélicas. O número de crentes é muito baixo. Vamos orar pelas igrejas, para que consigam vencer a frieza da população e muitos se voltem para Jesus.
2.Que igrejas de outras regiões, com visão missionária, enviem obreiros para abrir novas congregações.
3. Que o Evangelho seja pregado no poder do Espírito Santo e que aconteça um avivamento como ocorreu em Éfeso. As pessoas eram curadas e os espíritos malignos saiam. Éfeso se tornou o centro de evangelização de sua região (Atos 19.10-12).
4. Que evangélicos sejam levantados pelo Senhor para estabelecer empresas na cidade, ajudando a abrir portas para a evangelização.
5. Que o poder do Espírito venha com tanta intensidade que os descrentes se voltem para Jesus e sejam formadas igrejas grandes e dinâmicas.
buritidoslopes
Cidade Buriti dos Lopes
Com 7.977 habitantes, Buriti dos Lopes está localizada a 240 km da capital, Teresina. Com alto índice de analfabetismo, 42%, a economia local se baseia na agricultura familiar – quando chove.  Na cidade existem duas igrejas evangélicas que juntas contam 150 crentes, representando 2% da população. Os católicos chegam a 91%.
1.Vamos orar para que a força da idolatria seja quebrada. Foi relatado que pessoas são proibidas de frequentar cultos evangélicos, sob pena de perderem seus empregos. Que essa barreira seja vencida.
2. Foi relatado que há muitas separações de casais. Também muitos casais vivem juntos sem regularizarem a situação conjugal. Que o Espírito Santo venha sobre essa cidade, que haja muitas conversões e essa situação seja vencida.
3. Existem apenas duas igrejas evangélicas e com pouquíssimos crentes. Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para colaborar na evangelização e começarem novas congregações.
4. Que o Espírito Santo desça sobre essa cidade e haja milagres, sinais e maravilhas, trazendo temor pela Palavra de Deus. Que centenas se convertam e sejam formadas igrejas grandes e evangelistas.
Cidade Moita Bonita
Cidade Moita Bonita
MOITA BONITA (SE)
Moita Bonita está localizada a 64 km da capital, Aracaju. Com 11.000 habitantes, a cidade foi emancipada em 1963 e a economia, quando chove, é baseada no cultivo de batata doce, milho, feijão e manga; 30% da população é analfabeta, 87% se dizem católicos e 2% sao crentes.
1.Há somente duas igrejas evangélicas na cidade. Pouquíssimos crentes. Que o vento do Espírito Santo sopre sobre essas igrejas. para que se levantem e consigam vencer a incredulidade e a idolatria. Que muitos sejam salvos.
2. Que igrejas de outras regiões enviem obreios para colaborar na evangelização e para começarem novas congregações.
3.Que sejam implantadas obras sociais para que, por meio desses trabalhos, a força do preconceito religioso seja quebrada e as portas se abram para a evangelização.
4.Que venha sobre Moita Bonita o fogo do Espírito de Deus. Que as pessoas sejam convencidas do pecado, do juizo e da justiça, e se entreguem a Jesus.
5.Sejam formadas igrejas fortes, dinâmicas, com crentes cheios do Espírito Santo, que sejam usados para promover mudança social e econômica na cidade.

Clame pelas igrejas da região do nordeste

Três cidade s do Sertão precisam ser alvos de nossas orações .

Betânia
 BETÂNIA DO PIAUI (PI)
A cidade de Betânia do Piauí possui 6.000 habitantes e está a 499 km distante da capital, Teresina. Desde 1994 é uma cidade emancipada. O analfabetismo engloba quase metade da população, 44% das pessoas são analfabetas. Grande também é o número de católicos, 95% se declaram seguidores da religião e apenas 1% se denomina evangélico. Há apenas duas igrejas na cidade, a Assembleia de Deus, com 35 membros e a Congregação Betesda, iniciada com cinco pessoas. Eis os motivos para orarmos por Betânia do Piauí:
  • O número de evangélicos na cidade é mínimo. Poucas igrejas, e bem pequenas. Que o Senhor da seara envie obreiros para essa cidade. Que igrejas de outras regiões sejam despertadas para abrirem novas congregações.
  • Oremos para que as pessoas sejam libertadas da opressão da idolatria, e os seus olhos espirituais se abram para o Evangelho.
  • A cidade precisa de obras sociais e de cursos profissionalizantes, tais como creche, curso de costura e bordado, reforço escolar, etc. Que instituições evangélicas de outras regiões sejam despertadas para isso.
  • Cidade dependente de carros pipas para o abastecimento de água. Que técnicos evangélicos consigam soluções para o abastecimento de água, o que poderá cooperar para abrir portas para a evangelização.
  •  Que a graça e o amor de Deus inundem a população de Betânia do Piauí; e a cidade tenha grande transformação social e econômica.
 SÃO FERNANDO (RN)
A economia desta cidade é baseada no cultivo de algodão, coco e manga, itens praticamente exterminados por causa da degradação ambiental. Emancipada desde 1958, São Fernando está distante 276 km da capital Natal e tem uma população de 3.400 habitantes, dos quais 33% são analfabetos. A maior parte dos cidadãos, 95%, pertence à religião católica e 2% a religião evangélica. Há apenas duas igrejas na cidade, a Assembleia de Deus, com 47 membros e outra Assembleia de Deus, com 20 membros. São vários os motivos de oração por São Fernando:
  • Três irmãos visitaram São Fernando para fazer o levantamento da cidade. Ao contatar um dos pastores residentes, este, ao saber do objetivo da visita, se alegrou muito, pois sua esposa havia sonhado que três pastores estariam visitando a cidade, e que por causa dessa visita aconteceria uma grande mudança no município. Oremos par que seja assim.
  •  Oremos para que o poder do Evangelho se manifeste, e seja vencida a idolatria, drogas, alcoolismo, homossexualismo, desemprego, depressão.
  • Para que sejam conseguidos recursos financeiros para poços cartesianos.
  • Há um espaço físico disponível para uma creche. Que recursos financeiros cheguem rapidamente.
  • Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para ajudar na evangelização da cidade e abrir novas congregações.
  • Que a bênção do céu venha, trazendo salvação, vida nova, mudança social, prosperidade econômica. Muitos se convertam.
 SÃO FÉLIX DO PIAUÍ (PI)
A cidade está a 157 km da capital Teresina e conquistou sua emancipação em 1954. A população de 3.000 habitantes vive da agricultura familiar e apresenta um índice de analfabetismo de 36%. A religião católica apresenta o maior número de adeptos com 95% de fiéis, já os evangélicos representam apenas 1% da população. Há apenas uma igreja evangélica, a Assembleia de Deus com 26 membros. Abaixo estão listados os motivos de oração:
  •  Oremos para que o Senhor desperte igrejas de outras regiões, para que enviem obreiros para abrir novas congregações em São Félix.
  • Que essas igrejas consigam recursos para abrirem creches, e outras obras sociais, que podem ajudar a abrir a mente e o coração dos moradores para o Evangelho.
  •  Que o poder de Deus se manifeste através do Corpo de Cristo, para que seja quebrada a força da idolatria e do alcoolismo, e muitos recebam Jesus como Senhor e Salvador.
  •  A pobreza extrema é um problema sério em meio a essa população. Que em resposta à oração do povo de Deus haja progresso para São Félix.
  • O vento do Espírito Santo sopre sobre São Félix do Piauí, trazendo a graça de Deus para essa população. Que haja muitas conversões e se formem igrejas fortes e dinâmicas.

Cidades nordestinas tem poucas igrejas e muito trabalho

Três cidades de três estados do Sertão Nordestino que são um desafio para todos os cristãos dos outros estados do Brasil

carnaubeira 2CARNAUBEIRA DA PENHA (PE)
Com alto índice de analfabetismo, 41%, Carnaubeira da Penha possui 12.000 habitantes. Localizada a 426 km da capital, Recife, a economia da cidade é baseada na agricultura de castanha de caju. Emancipada em 1991, a cidade possui apenas uma igreja evangélica, com 30 crentes.
1-    Que seja formada uma frente de oração a favor dessa cidade e as portas do inferno não prevaleçam contra a Igreja.
2-    Seja quebrado o poder da idolatria, da feitiçaria, drogas, alcoolismo, prostituição e muitos se convertam.
3-    Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para essa cidade, para que preguem o Evangelho no poder do Espírito Santo, e novas congregações sejam abertas.
4-    Que o Senhor derrame sobre Carnaubeira o Seu amor, perdão e salvação. Haja conversão em massa. Sejam formadas igrejas dinâmicas, que cooperem com a mudança social e econômica da cidade.
granjeiroGRANJEIRO (CE)
Em Granjeiro, no Ceará,  97% da populção é católica e 1% evangélica. A cidade com 6.000 habitantes possui apenas uma igreja evangélica. Localizada a 400 km de Fortaleza, a economia local é baseada na agricultura familiar, no artesanato de bordados, na confecção de chapéus de palha e na extração de pedras ornamentais.
1-    Existe apenas uma igreja, Assembleia de Deus, na cidade e com poucos crentes. Oremos por um urgente despertamento de igrejas de outras regiões, que elas enviem obreiros que ajudem na evangelização. Muitos sejam salvos e novas congregações sejam abertas.
2-    Vamos orar para que seja quebrado o poder da idolatria, do alcoolismo, das drogas e do lesbianismo. As pessoas aceitem Jesus e sejam transformadas.
3-    Há também o problema da gravidez de adolescentes e  muito desemprego. Que o Senhor levante obreiros que implantem obras sociais que irão colaborar para que as portas sejam abertas para a evangelização.
4-    Que sejam formadas igrejas dinâmicas, fortes, evangelistas, que sejam usadas para a evangelização de toda essa região.
5-    Que o Senhor visite Granjeiro. Que o vento do Espírito sopre com intensidade e muitos se convertam a Jesus Cristo, trazendo transformação social e econômica.
messiasMESSIAS TARGINO (RN)
Localizada a 320 km de Natal, capital do estado, Messias Targino possui uma populaçáo de 4.800 habitantes e somente 45 deles se declaram evangélicos. A cidade que foi emancipada em 1962 sobrevive da agricultura familiar. O índice de analfabetismo local é de 30%. Com apenas duas igrejas evangélicas, 90% dos moradores da cidade se auto denominam católicos.
1-    Pouquíssimos crentes na cidade. Vamos orar por eles, para que sejam cheios do Espírito Santo e consigam vencer os impedimentos a evangelização.
2-    Que venha sobre Messias Targino um derramamento do Espírito Santo. Haja arrependimento e conversão dessa população. Igrejas grandes e dinâmicas sejam formadas e atuem na transformação social e econômica da população.
3-    Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para ajudar na evangelização dessa população. Novas congregações sejam estabelecidas.
4-    Para que seja vencida a força da idolatria, do alcoolismo, do homossexualismo e outros males. Que o poder do Evangelho traga libertação para os moradores.

A Igreja deve continuar orando pelo Sertão

Clame pelas três últimas cidades do nosso propósito de oração pelo Sertão Nordestino

Nesta edição encerramos nossa jornada de oração pelo Sertão Nordestino, que começou em 12 de maio. No total, oramos por 30 cidades, abaixo, seguem as três últimas. A missão, no entanto, continua. Se você sente um chamado pelo Sertão, continue orando e, se possível, visite as cidades, levante outros para ajudá-lo em algum projeto de restauração daquele povo, que também é nosso povo.
ITABI (SE)
itabiLocalizada a 138 km de Aracaju, capital do estado, Itabi possui uma população de 4.972 habitantes. 90% dos moradores da região se declaram católicos e apenas 1,8% crentes que frequentam as duas igrejas evangélicas existentes na cidade. Eis os motivos de oração pela cidade de Itabi:
1-      Que as pequenas igrejas existentes na cidade sejam fortalecidas, cresçam e se tornem igrejas muito influentes.
2-      Que sejam formadas em Itabi igrejas grandes e dinâmicas, que se tornem instrumentos de transformação espiritual, moral, social e econômica.
3-      Que a maravilhosa graça de Deus seja derramada sobre Itabi. A cidade seja transformada pelo poder de Deus. As igrejas se tornem grandes, dinâmicas, evangelistas, e sejam usadas pelo Senhor para evangelizar a região.
4-      Para que igrejas de outras regiões, com visão missionária, enviem obreiros para ajudar na evangelização e para abrir novas congregações.
5-      Que o poder da idolatria seja quebrado, como também o poder da prostituição e dos vícios, e venha sobre a cidade a bênção do Céu, com a conversão de muitas pessoas.
CARAÚBAS DO PIAUÍ (PI)
caraúbasCom alto índice de analfabetismo, 62%, Caraúbas do Piauí sobrevive da agricultura familiar. A cidade que está localizada a 208 km de Teresina, possui uma população de 5.522 habitantes. Emancipada em 1995, somente 1,4% da população é crente. Oremos:
1-      Para que as pequenas igrejas existentes na cidade sejam renovadas e fortalecidas com o poder do Espírito Santo e sejam usadas para a evangelização da população local.
2-      Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para ajudar na evangelização e para começarem novas congregações.
3-      Que seja quebrada a força da idolatria. Haja mudança radical na indisposição dos moradores para com os evangélicos. E que eles abram o coração para o Evangelho.
4-      O número de evangélicos na cidade é muito pequeno. Que muitos se convertam, e que sejam desenvolvidas igrejas fortes e dinâmicas.
5-      Que venha sobre Caraúbas a bênção do Céu, trazendo vida nova, salvação e prosperidade. A graça do Deus Eterno e Sua misericórdia alcance toda essa região.
SÍTIO NOVO (RN)
stEm Sítio Novo, dos 5.000 habitantes, 94% são católicos e apenas 1,3% evangélicos. A cidade, que foi emancipada em 1958, está localizada a 100km de Natal, capital do estado, e sua economia é baseada na agricultura. No local existem duas Assembleias de Deus, com 70 crentes. Eis as razões para orar:
1-      Que haja libertação do poder da idolatria e muitos se convertam.
2-      Igrejas dinâmicas sejam formadas, e que se tornem agentes de mudança.
3-      Alto índice de suicídios, homossexualismo, alcoolismo e drogas. Que o poder do mal seja quebrado. Que o povo de Deus seja verdadeiramente agente de transformação espiritual, moral, social e econômica.
4-      Que igrejas de outras regiões enviem obreiros para ajudar na evangelização e para abrir novas congregações.
5-      Apenas duas pequenas igrejas na cidade. Pouquíssimos crentes. Que essas igrejas sejam revitalizadas e cresçam.
6-      Que venha sobre o Sítio Novo um tempo de grandes bençãos do Céu. Isto traga prosperidade para essa cidade.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Missões: um investimento de consequências eternas

 

missoes
Jesus, o Filho de Deus, deixou a glória que tinha com o Pai, no céu, e veio ao mundo, encarnou-se e habitou entre nós. Veio como nosso representante e substituto. Veio para morrer em nosso lugar. Seu nascimento foi um milagre, sua vida foi um exemplo, sua morte foi um sacrifício vicário, sua ressurreição uma vitória retumbante. Jesus concluiu sua obra redentora e comissionou sua igreja a ir por todo o mundo, proclamando o Evangelho a toda a criatura. Por essa razão, a obra missionária merece nossos melhores investimentos. Destacamos, aqui, dois investimentos que devemos fazer na obra missionária:
Em primeiro lugar, o investimento de recursos financeiros:
A Bíblia diz que aquele que ganha almas é sábio (Pv 11.30). Investir na obra missionária é fazer um investimento para a eternidade; é fazer um investimento de consequências eternas. Nada trouxemos para este mundo nem nada dele levaremos. Os recursos que Deus nos dá não são apenas para o nosso deleite. Devemos empregar, também, esses recursos para promover o reino de Deus, levando o evangelho até aos confins da terra. A contribuição cristã não é um peso, mas um privilégio; não é um fardo, mas uma graça. Deus nos dá a honra de sermos cooperadores com Ele na implantação do seu reino. Não fazemos um favor para Deus contribuindo com sua obra; é Deus quem nos dá o favor imerecido de sermos seus parceiros.
Estou convencido, portanto, de que a melhor dieta para uma igreja é a dieta missionária. Quando Oswald Smith chegou à Igreja do Povo, em Toronto, com vistas a assumir o pastorado daquela igreja, fez uma série de conferências de uma semana. Nos três primeiros dias pregou sobre missões. A liderança da igreja reuniu-se e disse ao pastor que a igreja estava com muitas dívidas e que aquele não era o momento oportuno de falar sobre missões. Smith continuou nessa mesma toada e no final da semana fez um grande levantamento de recursos para missões. O resultado é que aquela igreja, por longas décadas, jamais enfrentou crise financeira. Até hoje, ela investe mais de 50% de seu orçamento em missões mundiais.
Em segundo lugar, investimento de vida:
A obra de Deus não é feita apenas com recursos financeiros, mas, sobretudo, com recursos humanos. Fazemos missões com as mãos dos que contribuem, com os joelhos dos que oram e com os pés dos que saem para levar as boas novas de salvação. Tanto os que ficam como os que vão são importantes nesse processo de proclamar o evangelho de Cristo às nações. Os missionários que vão aos campos e as igrejas enviadoras precisam estar aliançados. William Carey, o pai das missões modernas, disse que aqueles que seguram as cordas são tão importantes como aqueles que descem às profundezas para socorrer os aflitos. Os que guardam a bagagem e os que lutam no campo aberto recebem os mesmos despojos. Devemos fazer missões aqui, ali e além fronteiras concomitantemente. Devemos empregar o melhor dos nossos recursos, o melhor do nosso tempo e da nossa vida, para que povos conheçam a Cristo e se alegrem em sua salvação.
Alexandre Duff, missionário presbiteriano na Índia, retornou à Escócia, seu país de origem, depois de longos anos de trabalho. Seu propósito era desafiar os jovens presbiterianos a continuarem a obra missionária na Índia. Esse velho missionário, numa grande assembleia de jovens, desafiou-os a se levantarem para essa mais urgente tarefa. Nenhum jovem atendeu seu apelo. Sua tristeza foi tamanha, que ele desmaiou no púlpito. Os médicos levaram-no para uma sala anexa e massagearam-lhe o peito. Ao retornar à consciência, rogou-lhes que o levassem de volta ao púlpito, para concluir seu apelo. Eles disseram: “O senhor não pode”. Ele foi peremptório: “Eu preciso”. Dirigiu-se, então, aos moços nesses termos: “Jovens presbiterianos, se a rainha da Escócia vos convidasse para ir a qualquer lugar do mundo como embaixadores, iríeis com orgulho. O Rei dos reis vos convoca para ir à Índia e não quereis ir. Pois, irei eu, já velho e cansado. Não poderei fazer muita coisa, mas pelo menos morrerei às margens do Ganges e aquele povo saberá que alguém o amou e se dispôs a levar-lhe o evangelho”. Nesse instante, dezenas de jovens se levantaram e se colocaram nas mãos de Deus para a obra missionária!

MISSÃO NO SERTÃO

 Mais uma jornada ao sertão nordestino

 

 
Desde o dia 7 de janeiro, uma equipe de missionários esteve no sertão. Eles estiveram trabalhando em duas cidades: São José do Belmonte (PE) e Mauriti (CE) e retornaram no dia 22 de janeiro. No total, foram 32 missionários – 3 de São Paulo, 2 de Santa Catarina e 27 de Belo Horizonte. A ação e iciniativa foi da Secretaria de Missões da Igreja batista da lagoinha
Essa viagem missionária para o sertão foi uma continuação do trabalho iniciado em julho de 2013 pelo projeto de Missões da propria igreja, Batista da Lagoinha.
No primeiro dia, eles desembarcaram em Petrolina e seguiram de ônibus até São José do Belmonte, PE, chegando à Missão Fonte no Deserto, onde foram recebidos por José Gomes de Sá, o pastor Neto, e sua equipe de voluntários e membros da Igreja Presbiteriana do Brasil de Belmonte (IPBB) naquela cidade. A Missão Fonte no Deserto 
  fica na comunidade do Sítio Inveja e suas atividades acontecem desde 2001 sob a direção do pastor Neto e sua esposa, Gilmária, ladeados por vários voluntários da IPBB. Seu espaço físico foi construído com doações principalmente de irmãos estrangeiros e um dos seus objetivos é receber missionários e suas equipes de propagadores do Evangelho.
Na Comunidade de Caldeirão a equipe realizou visitas às poucas casas ali existentes, ministraram a Palavra, oraram e convidaram as crianças para uma tarde de brincadeiras e histórias. O trabalho missionário é sempre algo muito gratificante não apenas para as pessoas alcançadas, mas também para quem o realiza. Ranúzy Borges veio de Tubarão, SC, para trabalhar com as crianças. “Pude constatar que por maior que fosse meu problema, ele não seria capaz de superar a alegria ao ver o sorriso daquelas crianças”, expressa Ranúzy.
Depois disso, eles realizaram várias atividades visando alcançar o máximo de pessoas novas, bem como, reencontrar aqueles que foram visitados em julho de 2013. O pastor Vinícius Zulato, que esteve com a equipe este ano, fez duas importantes observações: “O entendimento da Palavra de Deus se torna mais claro quando podemos vivenciá-lo na prática. Deus está realizando uma obra linda no Nordeste brasileiro”. Após o trabalho em São José do Belmonte, os missionários estiveram nas Comunidades de Bom Nome e Mauriti, no Ceará. Eles bordaram as pessoas de casa em casa convidando-as para o culto, e ainda aproveitando a oportunidade para compartilhar o Evangelho. Muitas pessoas atenderam ao convite e foram ao culto, fato que muito alegrou a equipe, pois nesses locais a população não se envolve em eventos evangélicos. “Apresentar àquelas pessoas um pouco de esperança e de Deus fez toda essa missão ter sentido”, conclui a dentista Patrícia Ramos.
Para a glória de Deus, muitos sertanejos aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, inclusive, um jovem que aguardou a equipe voltar  para se decidir.Quem se empenha nesta jornada,  Podem  presenciar o lindo agir de Deus e testificar que as coisas mais belas da vida se encontram na simplicidade, como em pequenos gestos, sorrisos, abraços, muito carinho e corações quebrantados”.Diz a missionária Karla Abreu que esteve lá com os nordestino. “Sinto um pouco do dever cumprido e que o Senhor está alegre. Já a enfermeira Mary Rabelo tambem participante da missão no deserto,conta que foi um sonho realizado,e declara: Recebi uma nova unção, um aprendizado que vou levar para onde eu for”.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ore pela América do Sul

Desde de 2009, já somam cinco presidentes com câncer na região

Cristin a Kirchner, presidente da Argentina, sofre de câncer na tiróide e será operada agora ,no início deste ano 2014. Ela é a quinta líder da América do Sul com câncer nos últimos anos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, também combate um tumor na laringe – o tratamento médico tem evoluído favoravelmente. Além dele, a atual presidente do país, Dilma Rousseff, de 63 anos, enfrentou um câncer no sistema linfático; mas em setembro de 2009, foi declarada curada, porém realiza exames periódicos a cada seis meses.
No Paraguai, aos 60 anos, o presidente Fernando Lugo, em agosto de 2010, recebeu o diagnóstico de um linfoma Hodgkins (não agressivo). Ele fez seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, e em dezembro de 2010,  o câncer foi  declarado extinto.
O ditador venezuelano, de 57 anos, Hugo Chávez, diagnosticou a doença em junho passado, mas não permite a revelação da origem do tumor. De acordo com fontes médicas, o tumor foi retirado da próstata, em Havana, no dia 20 de junho. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia e ficou ausente da vida pública, mas voltou à atividade e participou da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, em dezembro de 2011.
Que possamos levantar um clamor pela vida de cada líder da América do Sul, declarando nula toda e qualquer enfermidade que tem tentado contra a vida deles.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Classificação de países por perseguição

Confira a nova classificação de países por perseguição 2013!

Cristãos
Com base em experiências de campo, anualmente, a Portas Abertas publica uma lista com os 50 países mais opressores ao cristianismo. Há três principais objetivos para esse levantamento: fazer dessa classificação um instrumento mais preciso de medição da extensão da perseguição aos cristãos hoje; determinar onde a necessidade é mais urgente e; assim, planejar melhor projetos e ações.
Perseguição é “toda e qualquer hostilidade vivenciada em qualquer lugar do mundo, como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo. Isso inclui atitudes, palavras ou ações hostis contra os cristãos, partindo de fora do cristianismo ou em meio a ele”. Ron Boyd-MacMillan
Em comparação ao ano anterior, Classificação de Países por Perseguição, originalmente chamada de World Watch List - WWL,  chegou em 2013 com alterações significativas e destaques bastante curiosos; a começar pela maneira com que a listagem foi feita.
A explicação é bastante simples: até 2012, o questionário elaborado pela Portas Abertas, que considerava as áreas onde a perseguição religiosa era mais latente, era composto por perguntas genéricas, rápidas, e não muito aprofundadas. Para a classificação desse ano, o questionário apresentado aos cristãos em campo foi reestruturado e alguns fatores e detalhes foram postos na balança. O relatório passou a considerar dois aspectos da perseguição religiosa: o contexto da perseguição e as diferenças de perseguição de acordo com as comunidades hostilizadas.
Por esse motivo, esse ano surgiram importantes mudanças nas dez primeiras posições, com novos países que passam a integrar o quadro dos 50 mais intolerantes à fé cristã. Ao comparar a classificação de 2013 com a de 2012, atente-se aos seguintes destaques:
Países novos entraram na lista: Mali (7ª), Tanzânia (25ª), Quênia (40ª), Uganda(47ª) e o Níger (50ª).
  • Como já citado, o Mali, na África, que não apareceu em classificações anteriores, já chega ocupando a 7ª colocação. Isso se deu porque, após um golpe militar de Estado em março de 2012, o país vive hoje um momento de tensões e mudanças políticas, o que reflete diretamente na perseguição à Igreja. O norte foi dominado por milícias islâmicas e, portanto, todas as igrejas dessa região foram destruídas e milhares de cristãos tiveram que fugir para o sul ou para países vizinhos.
  • Há onze anos consecutivos, a Coreia do Norte figura em primeiro lugar no ranking.
  • O Iraque está agora no TOP 5 da lista. Pulou da 9ª para a 4ª posição no quadro geral. Desde 2003, quando a invasão liderada pelos EUA derrubou o regime de Saddam Hussein, os cristãos tem sido alvo constante de grupos radicais islâmicos que atuam no país.
  • Síria subiu 25 posições, a Etiópia 23 e a Líbia 9, o que significa que a perseguição nesses países se intensificou.
  • Nigéria se manteve no 13º lugar, mas a perseguição que antes era considerada somente no norte do país, agora se expandiu para todo o território.
CristãosChina desceu do 21º lugar para o 37º e o Egito do 15º para o 25º. Entenda, porém, que essas alterações nas posições não significam, necessariamente, uma melhora na perseguição religiosa na China e no Egito, especificamente. O que acontece é que, devido à mudança na forma de classificação dos países, em alguns lugares a perseguição religiosa é maior do que nessas nações, o que fez com que muitos países descessem no ranking sem que a hostilidade aos cristãos tenha diminuído de fato.
O esclarecimento acima pode aclarar também porque alguns países deixaram o ranking, mas não devem sair da sua lista de orações, já que a perseguição não acabou. São eles: CubaBangladeshChechêniaTurquia e Belarus. É, novamente, a nova maneira de aferir a perseguição que provocou tal movimento na tabela. Relatos do campo informam que, sim, em determinados países, como a China, há sinais de melhora, mas, mesmo assim, as pressões contra minorias religiosas permanecem.
A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho, e normalmente refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto. Por isso, em geral, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo.

Oremos pelo Afeganistão

Os cristãos no Afeganistão que falam sobre sua fé enfrentam violência e ameaças de morte. Mas apesar de todos os perigos, o cristianismo continua a crescer

A Igreja e a Perseguição Religiosa
A Igreja
CristãosO Cristianismo chegou ao Afeganistão nos primeiros séculos da era cristã. Por volta de 400 d.C., já havia um bispo instalado na cidade de Herat. A partir do século XIV, através do conquistador Emir Timur, deu-se inicio à erradicação do cristianismo. A Igreja afegã sofreria também sob outros governos, como o soviético (que comandou o país de 1978 a 1992) e o Talibã (1996-2001). Após assumir o governo do país em 1996, o Talibã impôs duras restrições a outras religiões, proibindo conversões, liberdade de culto e evangelismo. Outro grupo que sofreu sob o governo teocrático do Talibã foi o das mulheres, que foram impedidas de frequentar as mesquitas e de ir à escola, acentuando ainda mais o alto nível de analfabetismo no país.
A perseguição
A Constituição afirma que o Islamismo é a religião oficial do país e que os seguidores de outras religiões têm o direito de professar sua fé e praticar seus ritos e cultos abertamente, desde que dentro dos limites impostos pela lei islâmica (Sharia). Como na maior parte dos países islâmicos, os sunitas são maioria também no Afeganistão, onde os xiitas compõem a segunda maior seita islâmica e o restante da população é dividido entre cristãos, hindus, Bahá’ís e outras seitas oriundas do islamismo.
A conversão de um muçulmano a outra religião é considerada apostasia, sendo punível com a morte em algumas interpretações da lei islâmica no país. O código penal não define apostasia como crime e a Constituição proíbe a punição por crime não definido no código penal, que, no entanto,  afirma que os crimes graves, incluindo a apostasia, seriam punidos de acordo com a Hanafi, jurisprudência religiosa, e manipulados por um procurador-geral do escritório. Cidadãos do sexo masculino com idade acima de 18 e do sexo feminino acima de 16 anos, de mente sã, que se converteram a outra religião que não o islã, têm até três dias para se retratar de sua conversão, ou serão sujeitos a morte por apedrejamento, à privação de todos os bens e posses e à anulação de seu casamento. O mesmo acontece quando o individuo é acusado do crime de blasfêmia.
Sobre a conversão de muçulmanos a outras religiões, especialmente ao cristianismo, o embaixador afegão nos EUA disse que a Constituição do país garante a liberdade religiosa e a lei Sharia não entra em conflito com as leis do país. Ele disse tambem que é preciso levar em conta que a sociedade afegã é muito conservadora. “O governo só não deseja que os princípios de outras religiões dominem o país”.

FORMULÁRIO PARA SUA OFERTA.