Cristin a Kirchner, presidente da Argentina, sofre de câncer na tiróide e será operada agora ,no início deste ano 2014. Ela é a quinta líder da América do Sul com câncer nos últimos anos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, também combate um tumor na laringe – o tratamento médico tem evoluído favoravelmente. Além dele, a atual presidente do país, Dilma Rousseff, de 63 anos, enfrentou um câncer no sistema linfático; mas em setembro de 2009, foi declarada curada, porém realiza exames periódicos a cada seis meses.
No Paraguai, aos 60 anos, o presidente Fernando Lugo, em agosto de 2010, recebeu o diagnóstico de um linfoma Hodgkins (não agressivo). Ele fez seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, e em dezembro de 2010,  o câncer foi  declarado extinto.
O ditador venezuelano, de 57 anos, Hugo Chávez, diagnosticou a doença em junho passado, mas não permite a revelação da origem do tumor. De acordo com fontes médicas, o tumor foi retirado da próstata, em Havana, no dia 20 de junho. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia e ficou ausente da vida pública, mas voltou à atividade e participou da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, em dezembro de 2011.
Que possamos levantar um clamor pela vida de cada líder da América do Sul, declarando nula toda e qualquer enfermidade que tem tentado contra a vida deles.