segunda-feira, 12 de maio de 2014

VIETNÃ...IRMÕES PESEGUIDOS PELA CRUEL DISOLUÇÃO DE UMA FORTE CORAGEN E AMOR PELA OBRA DE DEUS



Missões está no coração de Deus 
e será que está no seu...? 

  DEUS NÃO ESTÁ MORTO

É nossa responsabilidade que Deus nos dê luz para podermos reconhecer a poderosa mão do Espírito Santo e disposição de nos submetermos a ela, reconhecendo que tudo o que Ele faz é certo”.
Watchman Nee

O que os cristãos almejam? Não falarei da famosa teologia de bênçãos, quero falar sobre o anseio de ter templos cheios com muitas cadeiras ocupadas. Certamente você já ouviu a frase: “Deus vai encher esta igreja”. O que há de errado nisto? Não é para desejarmos o templo cheio? Deus não quer a igreja cheia de gente?

Tem uma galera se reunindo mensalmente na casa do Ricco pra orar pelos cristãos perseguidos. No último encontro, enquanto esperávamos todos chegar, comentávamos sobre a possibilidade de termos reuniões empraça pública. Não estávamos inventando nova teologia, simplesmente conversávamos sobre fazer a vontade de Deus independentemente de ter um lugar físico “próprio pra isso”.

Respondendo às perguntas do primeiro parágrafo, não há nada de errado em querer que mais pessoas se convertam e sejam discipuladas. Pelo contrário, devemos desejar isso. O curioso é que na nossa cabeça esse desejo está fortemente vinculado à imagem de uma “igreja cheia”. Repare que nessa expressão a palavra igreja é usada como um lugar físico, não um grupo de pessoas. Não creio que é isso que Deus quer dizer quando fala de igreja. Quando Deus se refere à igreja, Ele não está falando de blocos, cimento, areia ou uma arquitetura bonita.

Ao mesmo tempo em que muitos se preocupam com o número de pessoas que podemos reunir numa enorme caixa de cimento, a mudança no coração dessas pessoas freqüentemente é esquecida. O que interessa são os números. Sedentos por eles, líderes colocam nos membros (raramente neles mesmos) o fardo de multiplicar-se. E aí daquele que não conseguir, que cada um “se vire”.

Por outro lado, é maravilhoso pensar o que Deus fez através de Watchman Nee, pastor preso durante 25 anos na China comunista. Enquanto estava fora da cadeia, Deus usou aquele pastor pra levantar uma grande igreja (igreja aqui se refere às pessoas). Ele dedicou-se de corpo e alma ao estudo da Palavra e ao evangelismo. A congregação de Nee em Xangai cresceu tanto que o obrigou a realizar algumas mudanças. Ele dividiu-a em 15 grupos centrados no evangelismo. Cada grupo tinha até 200 pessoas. Nos anos 40 havia 470 grupos afiliados à igreja de Xangai.

O engraçado de tudo isso é que essa igreja enorme não tinha templos. Ela se reunia nas casas das pessoas. Não pense que isso foi fruto de uma visão especial, foi fruto da perseguição mesmo! Watchman Nee não encheu nenhuma igreja, mas ele não cumpriu seu chamado?

Com isso não quero defender esta ou aquela visão de multiplicação. Não quero levantar a bandeira das células, koinonias, do G12, G14, D2 ou CPM22. Apenas quero compartilhar meu pensamento: Deus almeja muito mais que ver uma multidão de pessoas amontoadas num espaço físico.

Lendo sobre Watchman Nee, percebi que os propósitos de Deus em sua vida não tiveram fim depois de sua prisão e morte na cadeia. Como em Nee, Deus continuou atuante na vida do apóstolo Paulo, de Brian Connor (cristão atualmente preso injustamente na Arábia Saudita)*, pois o evangelho não pode ser detido por cadeias... ou paredes.

Se nossa motivação como igreja for apenas ser mais uma religião com muitos membros, então nos esquecemos do que Deus pode operar no interior do homem e através dele.

A Igreja de Deus é edificada sobre Cristo que está dentro de cada pessoa que se converte; a edificação do corpo de Cristo é a edificação dos corações em Cristo. Por isso as cadeias e paredes do templo não são relevantes, nem podem deter ou controlar o operar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMULÁRIO PARA SUA OFERTA.